Make your own free website on Tripod.com

Água: como usar sem desperdícios.

O crescimento demográfico e o crescente uso de equipamentos domésticos como lava-louças e jatos d’água vêm tornando a água escassa para atender às necessidades das grandes metrópoles. Como os condomínios podem ajudar a economizar? Adotando, principalmente, uma política de incentivo ao uso racional da água. Cada condômino, em seu apartamento, pode mudar vícios que acabam fazendo parte do cotidiano das pessoas, como fazer a barba ou escovar os dentes com a torneira aberta ou ligar a máquina de lavar louça sem enchê-la completamente.

É importante que cada morador procure detectar vazamentos em seu apartamento. A Sabesp dispõe de um curso sobre pesquisa de vazamentos, ideal também para zeladores e síndicos. Em quatro horas de aula, os participantes serão capacitados a detectar vazamentos nas instalações hidráulicas prediais, além de obter informações úteis sobre o uso racional da água. Informe-se sobre os locais do curso (que é gratuito) pelo Disque-Sabesp: 0800-119911, ou nas agências de atendimento da Sabesp.

No prédio, o zelador pode verificar os reservatórios subterrâneos: feche o registro de saída do reservatório e a torneira da bóia. Marque, no reservatório, o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório, nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

Agora, se o condomínio desconfiar que o seu consumo de água anda alto demais, pode solicitar uma visita da Sabesp, que ajudará a encontrar as causas do desperdício. Essa iniciativa da Sabesp faz parte do Programa de Uso Racional de Água (PURA), adotado desde 1995. A idéia é buscar soluções para a diminuição do consumo de água, por meio da detecção e reparo de vazamentos, campanhas educativas, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água e estudos para reaproveitamento de água.
Conforme o problema do condomínio, o retorno do investimento para a implantação do PURA é rápido e, segundo a Sabesp, em alguns casos imediato.

 

Voltar á Página de Ágüa

Voltar á Página de Dicas

Ir á Página de Animais em Apartamentos