Make your own free website on Tripod.com
Segurança
 
DICAS ÚTEIS PARA MELHORAR A SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO

· Certas dicas de segurança costumam ser repetidas por especialistas em segurança quase à exaustão - o que não significa que os condomínios as sigam à risca. Uma delas diz respeito à entrada de entregadores no prédio. A norma definida pelo condomínio deve valer para todos, sem exceções. Se estão proibidos de entrar os entregadores, a regra vale para o disk-pizza, para a entrega de água mineral ou da farmácia, por exemplo.

· O controle da entrada de visitantes deve ser rígido. Já são conhecidos casos de bandidos que alugam um apartamento. Eles recebem visitas que são, na verdade, outros bandidos da quadrilha para ajudar a assaltar o prédio. Muitos condôminos se irritam com medidas restritivas de acesso ao condomínio, especialmente em relação a visitantes, entregadores e prestadores de serviços. Procure encarar esses procedimentos como um mal necessário. Os bandidos se aproveitam justamente de momentos de desatenção ou desleixo na segurança para agir. Elogiar a ação dos funcionários do prédio é fundamental para o aprimoramento do trabalho.

· Os momentos de entrada e saída do condomínio são críticos. Se você chegar ao prédio de carro ou a pé, verifique se há pessoas estranhas ou algum carro suspeito próximo ao condomínio. Dê uma volta no quarteirão e só entre quando se sentir confortável e seguro.

· Os condôminos devem possuir senhas para se comunicar com o porteiro em situações de emergência.

· Contrate funcionários com referências (checadas). É fundamental oferecer treinamento aos porteiros, principalmente em relação ao manejo e funcionamento dos equipamentos de segurança.

· Nunca abre a porta do apartamento se a visita não foi anunciada pelo interfone. Por garantia, instale olho mágico nas portas de entrada.

· Oriente os funcionários a não comentar com estranhos sobre a rotina do prédio e dos moradores. O mesmo cuidado vale para as empregadas domésticas dos apartamentos. Muitas vezes, uma pequena informação transmitida ingenuamente serve de base para o planejamento de um assalto.

· Instalar equipamentos e dispositivos eletrônicos de segurança é um investimento indispensável na luta contra a violência. Procure empresas especializadas que façam uma análise de risco do imóvel, considerando as necessidades de segurança do condomínio. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), devem ser levados em conta os recursos técnicos a serem utilizados (alarmes, circuito fechado de TV, controles de acesso) e a infra-estrutura do local . Nunca é demais lembrar que todo sistema eletrônico deve pertencer a um plano integrado de segurança (equipamento, treinamento, normas de conduta, rotinas, etc.)
 

Fontes: Siemens Building Technologies e Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese)

 

Voltar á Página de Dicas de Compra de Imóvel

Voltar á Página de Dicas

Ir á Página de Energia Elétrica